Quem Somos

O INÍCIO DE TUDO

 

Tudo começou, através da vida da Pra. Adriana Pinheiro Diogo, no ano de 1992, quando recebeu o que parecia ser um simples convite para um trabalho evangelístico em Trindade, uma cidade próxima à Goiânia, em Goiás. Com a ajuda de suas irmãs Luciana Pinheiro Torres (hoje Vice líder da Cia) e Cristiana Pinheiro, (Hoje Gerente Administrativa da Cia) e a experiência que tinham na área de dança e teatro, montaram algumas peças e coreografias para um grupo, que na época, era formado em sua maioria por jogadores de vôlei. O trabalho naquela cidade foi uma bênção, e como os planos de Deus superam os planos e as expectativas humanas, o que era para ser apenas uma única apresentação de evangelismo, se tornou o que hoje é a CIA RHEMA DE MUSICAL, TEATRO E DANÇA.

 

Rhema significa “palavra revelada”, e então, a partir de uma iniciativa, e um coração disposto à servir, Deus começou a revelar quais eram suas expectativas para aquele grupo de jovens! Com certeza, não era apenas um peça ou uma coreografia, várias oportunidades e convites surgiram, Deus abriu as portas e desde então a Cia Rhema tem procurado realizar com excelência seu propósito de existir, que é de abençoar vidas, cumprindo sempre a vontade de Deus!

 

Uma maneira encontrada para que a Cia colocasse em prática de forma mais eficaz o seu propósito de abençoar pessoas, foi a criação do Cenarte, uma escola de dança com princípios cristãos, idealizada e dirigida pela Pra. Luciana Pinheiro Torres.

Hoje, o Cenarte / Escola de Ministérios não é somente uma escola de artes, mas sim um centro de treinamento ministerial, onde alguns dos integrantes da equipe trabalham como professores e assim formar discípulos.

 

Com os trabalhos realizados nos primeiros anos de existência, a Cia consolidou-se na cidade de Goiânia e já em 1995 conquistou confiança para o seu primeiro trabalho internacional na Europa, com apresentações evangelísticas nas ruas, praças e igrejas da Bélgica, Portugal e Espanha. Foi uma vitória, pois para isso, os próprios integrantes da equipe trabalharam bastante para conseguir o valor necessário para custear as passagens e despesas durante a missão. Mas como acreditamos que o trabalho realizado dentro dos propósitos de Deus nunca é em vão, todo o esforço investido resultou em muitas vidas restauradas!

 

A partir dos testemunhos de restauração e vitória vindos de várias partes do Brasil e também de outros países, a Cia se sentiu motivada a expandir o seu trabalho e compartilhar da visão que Deus havia lhe dado. Foi assim que surgiu, no ano de 1996, o Festival Rhema - Evangelizando com Artes. O evento tem sido um marco na vida de cada participante. Através das palavras ministradas, as pessoas são curadas, motivadas e transformadas por Deus. Além disso, o evento conta ainda com mais de 30 cursos práticos de dança e teatro que proporcionam aos participantes um aprimoramento técnico e intercâmbio cultural. O evento em toda a sua existência, alcançou todos os estados brasileiros, sendo esta uma excelente forma de expandir o evangelho de Cristo a toda criatura.

 

No decorrer dos anos, Deus foi presenteando o ministério com novos trabalhos. “O Verbo”, foi o primeiro espetáculo de dança da Cia Rhema, que contou com a participação especial da bailarina reconhecida internacionalmente, Priscila Yokoi.

 

Nesta mesma época estabelecemos também como base de nosso trabalho os 4 Pilares da Arte Bíblica que são: Adoração, Evangelismo, Ensino e Restauração, os quais também tem sido como base de trabalho para muitas equipes no Brasil e no Mundo.

 

A partir deste trabalho, as estratégias de ganhar vidas foram tomando dimensões maiores, e a partir de uma direção de Deus, a Cia começou a participar de Festivais de Dança com o objetivo de levar uma palavra de paz e alegria para os artistas e assim, ganhá-los para Cristo Jesus. Desta forma A Cia Rhema começou a ganhar espaço e reconhecimento não somente no meio evangélico, mas também entre artistas de modo geral. Foi desta forma, que alguns bailarinos goianos tiveram a oportunidade de ouvir falar de Jesus Cristo e O aceitaram como o seu Senhor e Salvador, vindo até mesmo a compor o elenco da Cia Rhema alguns anos depois.

Com tudo isso, a responsabilidade aumentou, e com ela aumentaram também as horas de dedicação ao ministério. Foi necessário muito esforço e renuncia para os períodos de oração, ensaios e aulas que faziam parte do cronograma de atividades da equipe.

 

Com a expansão da visão, outros ministérios começaram a apoiar o trabalho da Cia. Em 2003, ocorreu a primeira edição do Festival Rhema - Evangelizando com Artes na cidade de Pómpéia em São Paulo, fruto de uma parceria entre a Cia Rhema e o Pr. Massao Suguirrara do ministério Adoração e Adoradores. Além disso, a Cia teve participação na gravação dos DVD’s do ministério Filhos do Homem, e do Congresso Adoração e Adoradores, Xote Santo e também da capa do CD do Pr. Asaph Borba entre outros.  

No ano de 2005, as pastoras Adriana Pinheiro Diogo e Luciana Pinheiro Torres, foram convidadas a representar o Brasil, em um evento denominado Transform World, que ocorreu na cidade de Jakarta, na Indonésia. Em conseqüência do trabalho que desenvolvem com as artes através da Cia Rhema e Festival Rhema, foram designadas generais da América Latina dentro de um projeto que tem por objetivo criar uma rede de comunicação onde estarão unidos líderes de diferentes localidades, para determinarem ações específicas de transformação através do evangelho. Desta forma, foi estabelecida a Rede de Artes Ibero Americana, hoje REGAR – Rede Global de Artes, que envolve todas as entidades e grupos de Artes evangélicos que se dispuserem a participar do projeto.           

 

Já no ano de 2006, o ministério realizou dois grandes sonhos: a gravação do primeiro DVD profissional de dança no meio cristão - “Paredes”, espetáculo de dança moderna e contemporânea que aborda questões sobre a alma e os sentimentos humanos e ainda a montagem e gravação de “Rute O Ballet” um espetáculo de dança totalmente clássico que retrata a história de Rute, um livro histórico relatado na bíblia. Muitos sonhos ainda estão por vir, e acreditamos que Deus nos dará a graça de realizar cada um deles.

 

Mesmo com tanto trabalho, o ministério não poderia deixar de lado o trabalho social. Desta forma, existem ainda alguns projetos que tem como foco, além da assistência social, o privilégio de poder levar a arte a todas as classes sociais. Um deles é o CEDUCA, projeto no qual a Cia Rhema de Teatro e Dança, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Cultura, apresenta o espetáculo “Paredes” nas escolas municipais de toda a cidade de Goiânia. O projeto com duração de dois anos, teve início em fevereiro de 2007 e conta com uma média de 2 visitas mensais nas escolas agendadas.

Outro projeto social encabeçado pela Cia Rhema, é o Projeto ATTITUDE, realizado no Cenarte Rhema - Casa de Cultura, onde são ministradas aulas nas áreas de dança, teatro, artes plásticas e música, para crianças carentes da região. Neste projeto, muito dos integrantes da Cia, são professores voluntários, e com o desejo de fazer a obra social através da arte, foi firmado um convênio com a Secretaria Municipal de Cultura desde dezembro de 2002, e a partir daí, a escola oferece vagas para crianças de 07 a 12 anos, que além das aulas de dança, teatro e música, contam também com auxílio no reforço escolar e apoio psicológico.

 

Com todo esforço e depois de muitas lutas a Cia Rhema é considerada pioneira e referência no trabalho de adoração com danças e de evangelismo utilizando da arte como ferramenta de trabalho. Em todos esses anos de existência, muitas pessoas já passaram pelo ministério, e cada um contribuiu com o melhor que poderia fazer para a obra de Deus, mas há algo que acreditamos, é que a Cia Rhema não surgiu a partir da escolha de seus integrantes, mas sim de um propósito maior e um chamado de Deus no coração de cada um.

 

Desta forma, buscamos sempre a direção de Deus em tudo o que fazemos, e cada ação, evento, projeto ou viagem da Cia Rhema de Teatro e Dança, tem como objetivo cumprir a missão proposta e o chamado que lhe foi designado: pregar o evangelho às nações através da arte!

Direção Geral:

Somos uma Cia de Artes Interdenominacional que tem como Diretoras: Adriana Pinheiro Diogo e Luciana Pinheiro Torres, que são pastoras no Ministério Luz Para os Povos em Goiânia - Go.

Diretores de Áreas:

Diretora Núcleo Dança: Adriana Pinheiro Diogo e Luciana Pinheiro Torres

Professora, Coreógrafa: Luciana Pinheiro Diogo

Professor, Ensaísta e Coreógrafo: Greyson Machado

Professora e Diretora Elenco Juvenil e Kids: Misslaine Almeida

Professora e Preparação Física: Pra. Luciane Avelar

Diretores Núcleo de Teatro: Rodrigo e Débora Aleixo

Diretor de  Núcleo Musical: Thiago de Paula

Coordenadora do Projeto Attitude Bairro Vila Nova: Juliana Rodrigues

Nutrição: Polyanne Correa

Cenografia: Wilson Neto

 

 

Cia Rhema de Musical Teatro e Dança / Deus é Fiel!                                                                                                                                                  Desde 1991 Edificando a Cultura do Reino